Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

XXII ASSEMBLEIA PASTORAL REGIONAL NE4


A Igreja do Piauí, identificada como Regional Nordeste IV está vivendo nesses dias de 5 a 7 de julho seu ponto alto de estudos e discussão sobre o futuro dessa Igreja. Isso acontece anualmente por ocasião da realização da Assembleia Pastoral Regional que já está no seu 22º ano. A referida assembleia está acontecendo no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
 Serão discutidas as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora à Luz do Concílio Ecumênico Vaticano II”. O tema propõe a discussão dessas diretrizes, assim como a sua utilização dentro das ações da Igreja no Brasil. O objetivo do encontro é discutir como fortalecer as pastorais, movimentos, serviços e organismos da Igreja Católica para uma ação evangelizadora mais eficaz. Para abordar o tema principal foi convidado o Pe. Antônio Luiz Catalan, da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé.
Na noite de abertura Dom Celso, Bispo Emérito da Arquidiocese de Teresina falou de suas experiências pessoais do Concílio Vaticano II, pois na época se encontrava em Roma. “Apesar dos 50 anos do Concílio Vaticano II nós temos que nos voltar para ele no sentido mais profundo, nós percebemos o espirito de renovação, abrimos o caminho. Temos que olhar o Concílio como uma fonte de inspiração para nossa caminhada”, enfatizou  Dom Celso em seu discurso.

 A programação também contempla uma Exposição da Conjuntura socioeconômica e religiosa do Piauí, sobretudo refletindo os resultados da pesquisa do IDH, onde consta que o regional é o mais católico e Teresina, a capital, a mais católica do Brasil, embora haja um crescimento das igrejas evangélicas.
 A Assembleia Pastoral Regional é convocada pelo Presidente o CONSER – Conselho Episcopal Regional - atualmente Dom Alfredo Schaffler; participam Dom Eduardo - Campo Maior, Dom Plínio - Picos, Dom Jacinto - Teresina, Dom Valdemir - Floriano, Dom Juares - Oeiras, Dom João - S. Raimundo Nonato, Dom Ramon - Bom Jesus, além de padres, religiosos(as) e leigos representantes do Clero, Pastorais, Família, Missão, Juventude e Catequese. Para representar a catequese arquidiocesana estão presentes, Pe Chagas, Edmilson e Ângela.
Ao final da assembleia é lançada uma síntese chamada “Luzes para a ação pastoral” como documento norteador sobre o que foi discutido e acordado como base para as dioceses fortalecerem as pastorais, movimentos, serviços e organismos da Igreja para uma ação evangelizadora mais eficaz. Pe Luiz Eduardo esclarece: “As atividades desenvolvidas na XXII Assembleia Pastoral Regional serão bastantes proveitosas para concretizar as propostas do evangelho no dia a dia dos trabalhos pastorais junto às dioceses, em suas paróquias e comunidades, como também nas pastorais, movimentos e serviços”.

Fonte: Comissão Arquidiocesana de Catequese e Regional NE4