Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

ASSEMBLEIA CATEQUÉTICA

 





Oitenta catequistas das diversas foranias de nossa Arquidiocese participaram nesse fim de semana no Centro Paroquial do Parque Piauí, Paróquia S João Evangelista da VIII Assembléia Arquidiocesana de Catequese. Na noite de sexta feira tivemos a abertura e acolhida feita pelo coordenador da catequese Pe Chagas que desde dezembro está a frente da Comissão Arquidiocesana. Dando inicio as atividades tivemos o repasse da CF 2011 “A criação geme como em dores de parto” com o Pe Luiz Eduardo, Secretário Executivo da CNBB do Regional Nordeste 4 e para encerrar a noite o Grupo de Dança Abbá fez apresentações artísticas sobre o tema. Na manhã de sábado o Arcebispo abriu a programação com a Santa Missa que também contou com a presença do Pe Osório e Pe Chagas, dando continuidade a programação do dia e para contemplar o tema dessa VIII Assembléia “Sacramentos da Iniciação Cristã” o padre convidado Frei Gilberto OFMCap, que em breve lançará um livro com o tema: A Iniciação Cristã a partir do RICA e sua relevância Pedagógica e Pastoral. Seguiu o segui o roteiro:
I – Iniciação à vida cristã: por quê? - Motivações
II –Iniciação à vida cristã: o que é?Natureza
III – Iniciação à vida cristã: como? - Metodologia
IV – Iniciação à vida cristã: para quem?DestinatáriosInterlocutores
V – Iniciação à vida cristã: com quem? onde?Agentes e Lugares.
A noite num momento cultural os catequistas reunidos por forania apresentaram jogos, dramatizações e poemas, tudo intercalado pela animação dos catequistas da Área Pastoral Santa Luzia – Promorar. No terceiro e ultimo dia os catequistas reunidos por forania fizeram uma avaliação da caminhada catequética desde a ultima assembléia em 2009 e apresentaram em plenária o resultado, ao final foram lançados as propostas para a caminhada 2011 como: Escola Catequética nas Foranias Rurais, Encontros Semestrais da comissão com os catequistas das foranias rurais, A escolha de um catequista articulador por forania e a 2º Feijoada “Catequese com Feijão”. Dando Graças a Deus por tão produtiva assembléia Pe Chagas celebrou a Missa de Encerramento e todos se confraternização num almoço.

PROGRAMAÇÃO DA VIII ASSEMBLÉIA ARQUIDIOCESANA DE CATEQUESE
 
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA 18/02
17h acolhida e recepção
18h Jantar
19h Oração Inicial e momento cultural (Grupo Abbá)
20h CF 2011 “A Criação geme em Dores de Parto” (Pe Luiz Eduardo)
21h Boas Vindas, apresentação dos participantes e programação da assembléia (Pe Chagas)
Programação da assembléia
SÁBADO 19/02
 7h Santa Missa (Dom Sergio)
8 h café da manhã
8:30 Tema: Iniciação à Vida Cristã (Frei Gilberto)
10h intervalo
10:30h Retorno do tema(Frei Gilberto)
12h  Almoço
13:30 Animação
14h Retorno do Tema (Frei Gilberto)
16h Intervalo
17:30h Conclusão
18h Jantar
19:30 Momento cultural
 DOMINGO 20/02
7h Oração da Manhã
7:30 Café da manhã
8h Tema: Ações práticas para a caminhada 2011 (Pe Chagas)
10h Intervalo
10:30h Avaliação
11h Santa Missa (Pe Chagas)
12h Encerramento com Almoço

Assessor da Assembléia Catequética Frei Gilberto Siqueira Alves lançará em breve um livro com o seguinte tema: A Iniciação Cristã a partir do RICA e sua relevância Pedagógica e Pastoral.
O livro a ser lançado é fruto de reflexões e atividades pastorais junto aos líderes comunitários, com os quais tive a graça de conviver.
Frei Gilberto Siqueira Alves, OFMCap. É Frade Capuchinho da Província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí. Ordenado Sacerdote aos 05 de setembro de 2009. Cursou Filosofia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina. É Bacharel em Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza – Seminário da Prainha (FACAP). Pós-graduando em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior - Faculdades Montenegro. Exerce a função de Vigário Paroquial na Igreja Matriz de São Sebastião na cidade de Parnaíba-PI. Dedica seu tempo na atividade pastoral, leituras diversas, contribui para capacitação formativa dos mais variados grupos.


A Assembléia Catequética acontecerá nesse fim de semana 18-20/02 no Parque Piauí a VIII ASSEMBLÉIA CATEQUETICA ARQUIDIOCESANA, cada Paróquia deverá Enviar 02 (dois) catequistas para a Assembleia. Com principais critérios de escolha dos participantes, indicamos os seguintes:
a)     Sejam catequistas membros da coordenação paroquial, Área Pastoral ou Capelania;
b)     Tenham mais de 18 anos de idade;
c)      Tenham disponibilidade para participar de toda a Assembleia e de colaborar no repasse em sua paróquia, do que for refletido e decidido.
d)  Local: Centro de Educação Popular do Parque Piauí
e) Data: 18,19 e 20 de fevereiro de 2011.
f)    Abertura: dia 18/02 às 18h
g)   Encerramento: dia 20h às 13h
h)  Contribuição por pessoa: R$ 60,00 (sessenta reais) para hospedagem, refeições e material.
i)     Teremos camisetas à venda por R$ 10,00 (dez reais)

OBS.: Confirmar participação e pagamento da taxa até dia 01/02/11 na sala da Comissão Pastoral com Francisca Batista – Paulo VI fone: 2106-2150