A Igreja do Piauí, identificada como Regional Nordeste IV está vivendo nesses dias de 5 a 7 de julho seu ponto alto de estudos e discussão sobre o futuro dessa Igreja. Isso acontece anualmente por ocasião da realização da Assembleia Pastoral Regional que já está no seu 22º ano. A referida assembleia está acontecendo no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Serão discutidas as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora à Luz do Concílio Ecumênico Vaticano II”. O tema propõe a discussão dessas diretrizes, assim como a sua utilização dentro das ações da Igreja no Brasil. O objetivo do encontro é discutir como fortalecer as pastorais, movimentos, serviços e organismos da Igreja Católica para uma ação evangelizadora mais eficaz. Para abordar o tema principal foi convidado o Pe. Antônio Luiz Catalan, da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé.
Na noite de abertura Dom Celso, Bispo Emérito da Arquidiocese de Teresina falou de suas experiências pessoais do Concílio Vaticano II, pois na época se encontrava em Roma. “Apesar dos 50 anos do Concílio Vaticano II nós temos que nos voltar para ele no sentido mais profundo, nós percebemos o espirito de renovação, abrimos o caminho. Temos que olhar o Concílio como uma fonte de inspiração para nossa caminhada”, enfatizou Dom Celso em seu discurso.