Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

Segundo dia da II SEMANA CATEQUÉTICA




Padre Antônio Cruz fala para os participantes dessa terça-feira na II SC do livro do Êxodo que é sugestão de leitura para esse mês da Bíblia conforme subsídio elaborado pela CNBB.  
“Êxodo significa saída. O tema do êxodo possui profundo sentido teológico, pois revela que o Senhor é o personagem central da história. Ele está presente nos acontecimentos como libertador que supera o poderoso concorrente, o faraó do Egito.
Qual a época histórica do êxodo do Egito? Calcula-se que ele ocorreu por volta de 1250 a.C, durante o domínio do poderoso faraó Ramsés II que reinou por 67 anos. Houve, na verdade, vários êxodos. Um grupo foi expulso (cf. Ex 13,17), outros fugiram (cf. Ex 14,15). O êxodo do grupo que saiu sob liderança de Moisés foi o mais importante e por isso é narrado muitas vezes. A época em que ele aconteceu foi um período de grande expansão e domínio do Egito, também sobre Canaã e os reinos vizinhos. Havia muita escravidão e miséria, por isso surgiram focos de revolta em vários lugares. A Bíblia nada informa sobre a época e o nome do faraó. No início, as histórias foram contadas e transmitidas nas rodas de conversas. Por volta de 750 a.C, já havia alguns escritos. Grande parte dos livros de Êxodo e Números foi formada a partir do cativeiro de Babilônia (587-538). O Pentateuco só ficou pronto por volta de 400-350 a.C. O objetivo dos autores era teológico. Queriam mostrar como Deus acompanhou e se revelo na história, como o povo vivia sua relação com Deus e seu projeto de libertação em diferentes situações."
Fonte: Aproximai-vos do Senhor (Ex 16,9). Travessia: passo a passo o caminho se faz (Ex 15,22-18,27). Edições CNBB, 2011. Página 11.