ELEITAS NOVAS COMISSÕES PARA SERVIÇOS PASTORAIS
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil conta com 12 comissões para atender aos serviços pastorais e acompanhar de perto o desenvolvimento desses setores dentro e fora da Igreja.
São elas:
1. Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada;
2. Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato
3. Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
4. Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética
5. Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé
6. Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
7. Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
8. Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz
9. Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação
10. Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família
11. Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
12. Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação
Estas duas últimas foram criadas durante a 49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada entre os dias 04 e 13 de maio em Aparecida-SP.
Para a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada foi eleito o Arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito, que até o ano passado fazia parte do episcopado do Regional Nordeste IV, como Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato.
A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato foi eleito Dom Severino Clasen, que é bispo da diocese de Araçuaí, foi membro da Comissão que elaborou as Diretrizes para a Evangelização aprovadas pelos bispos durante esta assembleia.
Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial foi eleito o bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi.
Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética foi eleito o arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergman.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé será presidida por dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina-PI, presidente do Regional Nordeste IV.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia será presidia nos próximos quatro anos por dom Armando Bucciol, Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA).
Para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso foi eleito O bispo de Pesqueira (PE), dom Francisco Biasin.
A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz terá como presidente o bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Antonio Werlang.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação será presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família foi eleito o bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude terá como primeiro presidente dom Eduardo Pinheiro da Silva, que é bispo auxiliar de Campo Grande (MS), atualmente é o responsável pelo Setor Juventude da CNBB.
E para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação foi eleito dom Dimas Lara, arcebispo nomeado de Campo Grande (MS). Esta é uma nova Comissão, desmembrada da Educação e Cultura. Dom Dimas, cujo mandato para Secretário Geral da CNBB termina nesta Assembleia, sucederá ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que presidiu a Comissão por dois mandatos consecutivos.
Também nesta quinta-feira, dia 12, dom Geraldo Lyrio Rocha foi eleito, com 221 votos, o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Ele é arcebispo de Mariana e encerra amanhã o seu mandato de quatro anos a frente da CNBB.