Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

V Semana Teológica


O Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI - realizará nos dias 14 a 18 de novembro sua V Semana Teológica.

LOCAL: Auditório da Justiça Federal - Próximo ao HUT

INVESTIMENTO: 20, 00 R$ (INTEIRA)
                               10, 00 R$ (ESTUDANTE)

ASSESOR: Pe. Luis Henrique, Doutor em Sagrada Escritura

Mais Informações:

icespi5@gmail.com
Tel. (86) 3211-7727

CAPACITAÇÃO DA CF 2012

Iniciou nessa sexta-feira (20 ) e segue até domingo (23) no Centro Diocesano Frei Jordão, Diocese de Oeiras, o Encontro de Capacitação da Campanha da Fraternidade 2012, Tema: Fraternidade e Saúde Pública Lema: Que a saúde se difunde sobre a Terra (Eclo 38, 8).
Está assessorando o encontro Pe José Vanzela, assessor do INP -Instituto Nacional de Pastoral e secretário executivo do Regional NE 5- Maranhão, estão participando do encontro trinta e cinco agentes de pastorais e campanhas das 8 dioceses do Regional NE4. O sucesso da CF no Regional depende muito do repasse que serão realizados pelos participantes desse encontro de capacitação, afirma Pe Luiz Eduardo, assessor da CNBB do Regional NE4.
A CF 2012 trás à tona a saúde pública, sendo que, a saúde integral é o que mais se deseja. Dentre os demais tópicos estudados através do texto base existem os elementos da Doutrina Social da Igreja pertinentes à saúde pública.
“É oportuno salientar a importância dos princípios de subsidiariedade e de participação. Ambos constituem princípios da Doutrina Social da Igreja que nos ajudam a compreender e a iluminar a realidade da saúde pública e a buscar caminhos para melhorá-la.” CF 2012 Texto Base nº 19.
Da Arquidiocese de Teresina estão participando representantes da Comissão Arquidiocesana de Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral do Imigrante e Campanha da Fraternidade.
Que a saúde se difunde sobre a Terra (Eclo 38, 8).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL




A Palavra do Senhor é viva e eficaz” Hb 4,12
Aconteceu dos dias 8 a 11 deste, o I CONGRESSO BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, o congresso aconteceu no Teatro Madre Esperança complexo do Colégio Agostiniano, cidade de Goiânia-GO e contou com a participação de 500 pessoas - animadores de pastorais, seminaristas, religiosos, padres e bispos - do Regional Nordeste 4 compareceram seis pessoas da equipe arquidiocesana de catequese e duas catequistas da diocese de Oeiras. O Congresso terminou com todos os regionais elaborando propostas a serem trabalhadas na animação bíblica da pastoral.
Temas das conferências:
  1. A Igreja Num Mundo Em Mudança
  2. Palavra Encarnada, Palavra Anunciada
  3. A Palavra Preparada
  4. Palavra Vivida e Celebrada
  5. ­­­­A Pastoral Na Vida da Igreja - Repensando A Missão Evangelizadora em Tempos de Mudança
  6. A Palavra de Deus é Viva e Eficaz
  7.  Mesa Temática: Da Pastoral Bíblica à Animação Bíblica de Toda a Pastoral - do Concílio aos Nossos Dias
  8.  Pastoral Bíblica e Animação Bíblica no Brasil
  1. Em que Consiste a Animação Bíblica da Pastoral como é Possível Organizá-La e Implementá-La
  2. A Animação Bíblica da Pastoral


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, de 8 a 11 de outubro, em Goiânia, o 1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral. O evento, que é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB e pela Sociedade dos Catequetas Latino-americanos (Scala), pretende reunir 500 pessoas de todo o país.
A Comissão Arquidiocesana de Catequese participará com seis pessoas (Pe Chagas, Edmilson, Vidal, Marcelo, Ângela e Angie). Essa é a primeira vez que a comissão participa com esse número de pessoas, sendo a diocese do Estado que participará com o maior número de participantes. O objetivo da comissão é buscar sempre mais formações a fim de repassar os conhecimentos adquiridos nas formações nas foranias.
“Um dos objetivos do Congresso é dinamizar o processo de reflexão e ação da Igreja, fazendo com que cada fiel, cada pastoral e as demais iniciativas eclesiais sejam perpassadas pela Palavra de Deus”, explica a assessora da Comissão Bíblico-catequética, Maria Cecília Rover.
As conferências do Congresso serão feitas por teólogos e biblistas. Estão confirmados dom Jacinto Bergmann, dom Juventino Kestering, padre Joel Portela, frei Carlos Mesters padre Agenor Brighenti, e Francisco Orofino, irmã Maria Aparecida Barboza e Katiuska Cáceres.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/biblico-catequetica/7046-cnbb-promove-em-outubro-congresso-sobre-animacao-biblica-da-pastoral/

5º FESTA DA MÃE DE DEUS

Arquidiocese de Teresina realizará a 5ª Festa da Mãe de Deus, que acontecerá no dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em homenagem à mãe de Deus, a partir das 7:00h, com concentração em frente à Câmara Municipal (Av. Marechal Castelo Branco). Na seqüência, todos sairão em caminhada pela Avenida Marechal Castelo Branco, sentido Norte, até a ponte da primavera, onde será o encerramento com apresentações em homenagem à Maria e coroação de Nossa Senhora. Durante a caminhada, se rezará o terço dos mistérios luminosos.

Programação • Informações • Fale Conosco. Fone: (86) 2106-2150