Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

5º e último dia da II Semana Catequética


Chega ao fim a II Semana Arquidiocesana de Catequese que teve início segunda-feira (26) a I semana aconteceu por ocasião do ano catequético em 2009, a proposta da comissão arquidiosana é que ela aconteceça anualmente, pois é um momento onde envolve temas variados e tem a participação de inúmeros catequistas e religiosos(a).
Para encerrar esse evento Pe Tony Batista falou sobre Promoção Humana contribuindo também com sua vasta experiência e exemplos de serviços prestados pela ASA-Ação Social Arquidiocesana.
Durante a palestra Pe Tony recebeu a visita do idelazador do Projeto AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) Sr Marcos que está passando pela cidade para conhecer a extenção desse projeto na ASA, a Avape é uma organização filantrópica de assistência social, que atua no atendimento e na defesa de direitos, promovendo a inclusão, a reabilitação e a capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência e também de pessoas em situação de risco social.

 

OBS.: Estaremos disponibilizando os materiais colhidos com os formadores através do nosso e-mail.
catequesedeteresina@gmail.com, quem tiver interesse basta mandar um e-mail fazendo a solicitação.

4º DIA da II Semana Catequética

Irmã Valdete Guimarães participa da quarta noite da II Semana Catequética. O tema dessa quarta-feira foi Cateqeuse e Missionariedade. Sob as luzes de Aparecida, somos chamados a sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo. Para tanto a programação da Semana contou com esse tema tendo em vista o objetivo de formar catequistas missionários.
Após a excelente palestra da Ir Valdete os catequistas sairam bastante animados e renovados para a missão que é ser catequista.
Amanhã termina o evento com o tema Promoção Humana com Pe Tony Batista, administrador arquidiocesano.

3º Dia da II SEMANA CATEQUÉTICA


OS DESAFIOS SOCIOCULTURAIS-ECONÔMICOS-POLÍTICOS E RELIGIOSOS ATUAIS PARA A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Org.: Pe. Daniel Rodrigues

“O Documento de Aparecida no nº 44 afirma que: Não estamos apenas numa “época de mudanças”, mas em uma “mudança de época”. Vivemos um novo mundo, complexo, desestabilizador, desafiante, que nos envolve por todos os lados, por dentro e por fora. A sociedade em que vivemos hoje não está simplesmente passando por extensas, rápidas e profundas transformações, mas por uma mudança radical de nossa visão de vida, dos valores que contam, dos critérios que usamos para decidir as pequenas e as grandes ações. Todas as dimensões da vida como que um tsunami que envolve, revolve e revoluciona tudo.”

Segundo dia da II SEMANA CATEQUÉTICA




Padre Antônio Cruz fala para os participantes dessa terça-feira na II SC do livro do Êxodo que é sugestão de leitura para esse mês da Bíblia conforme subsídio elaborado pela CNBB.  
“Êxodo significa saída. O tema do êxodo possui profundo sentido teológico, pois revela que o Senhor é o personagem central da história. Ele está presente nos acontecimentos como libertador que supera o poderoso concorrente, o faraó do Egito.
Qual a época histórica do êxodo do Egito? Calcula-se que ele ocorreu por volta de 1250 a.C, durante o domínio do poderoso faraó Ramsés II que reinou por 67 anos. Houve, na verdade, vários êxodos. Um grupo foi expulso (cf. Ex 13,17), outros fugiram (cf. Ex 14,15). O êxodo do grupo que saiu sob liderança de Moisés foi o mais importante e por isso é narrado muitas vezes. A época em que ele aconteceu foi um período de grande expansão e domínio do Egito, também sobre Canaã e os reinos vizinhos. Havia muita escravidão e miséria, por isso surgiram focos de revolta em vários lugares. A Bíblia nada informa sobre a época e o nome do faraó. No início, as histórias foram contadas e transmitidas nas rodas de conversas. Por volta de 750 a.C, já havia alguns escritos. Grande parte dos livros de Êxodo e Números foi formada a partir do cativeiro de Babilônia (587-538). O Pentateuco só ficou pronto por volta de 400-350 a.C. O objetivo dos autores era teológico. Queriam mostrar como Deus acompanhou e se revelo na história, como o povo vivia sua relação com Deus e seu projeto de libertação em diferentes situações."
Fonte: Aproximai-vos do Senhor (Ex 16,9). Travessia: passo a passo o caminho se faz (Ex 15,22-18,27). Edições CNBB, 2011. Página 11.

II Semana Catequética inicia em alto estilo com Ir Amparo

A II Semana Catequética iniciou nessa segunda(26)com o Tema: Relações Humanas na Ação Pastoral, a colabora para tratar desse assunto foi a Ir Amparo, Superiora Provincial das Irmãs Catarinas.
A II SC segue até sexta-feira (30) cada dia tem um tema diferente possibilitando a participação integral ou parcial da SC.
Compareça fazendo também sua inscrição no hora do evento.
Início: 19h
Local: Salão S. Mateus, Paulo VI
Taxa: 10,00 pelos 5 encontros ou 2,00 por cada encontro.

Participe!!!

 RESSALVA:

Por motivos superiores, houve uma troca de temas na II Semana Catequética:
O tema de terça-feira (27) passou para quinta-feira (29) a programação ficou assim:



TEMAS DA SEMANA CATEQUÉTICA
26/09 segunda-feira
Relações Humanas na Ação Pastoral
Ir. Amparo – Superiora Provincial das Irmãs Catarinas


27/09 terça-feira
Êxodo: Passo a passo caminho se faz
Pe. Antônio Cruz – Pároco da Paróquia N Sra de Lourdes


28/09 quarta-feira
Os Desafios Socioculturais-Econômicos-Políticos e Religiosos Atuais para a Iniciação à Vida Cristã.
Pe. Daniel – Reitor do Seminário Propedêutico Divino Mestre


29/09 quinta-feira
Catequese e Missão
Ir. Valdete – Congregação servas de Maria Reparadoras


30/09 sexta-feira
Promoção Humana
Pe. Tony Batista – Pároco da Paróquia N Sra de Fátima