Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

ASSEMBLÉIA REGIONAL DE CATEQUESE ENCERROU DOMINGO (29)


Durante a assembléia de catequese os participantes viram o histórico da caminhada da Palavra de Deus após o Vaticano II e refletiram a nova proposta de Aparecida, confirmada pela Exortação Pós Sinodal Verbum Domini, que chama para a transformação da Pastoral Bíblica em animação bíblica de toda a Pastoral. "Um dos objetivos do encontro foi colocar a Palavra de Deus como centro de toda e qualquer ação evangelizadora da Igreja", comentou Cecília.
Além do estudo, houve momentos de Leitura Orante da Bíblia com o método da Lectio Divina, coordenado pelo bispo diocesano de Campo Maior, dom Eduardo Zielski.
"O encontro foi positivo porque o grupo presente estava muito comprometido com o os objetivos e abertos para essa nova proposta que a Igreja faz a partir de Aparecida. Além da participação, os coordenadores elaboraram propostas de encaminhamentos práticos para a animação bíblico da pastoral", avaliou a assessora.
Ainda segunda ela, foi um momento para colocar em prática a proposta de Aparecida, centralizar a Palavra de Deus na catequese e de preparar para o Congresso que acontecerá em outubro próximo. "O encontro possibilitou conhecer e já concretizar essa nova proposta de Aparecida e preparar para o Congresso de Animação Bíblico da Pastoral (ABP) que vai acontecer de 8 a 11 de outubro, em Goiânia (GO) e, principalmente, porque na catequese é preciso colocar a Palavra de Deus no centro como seiva que alimenta toda a vida da Igreja e catequese".

COMISSÃO ARQUIDICOESA PARTICIPA DA ASSEMBLÉIA DO REGIONAL EM CAMPO MAIOR


ASSEMBLÉIA REGIONAL DE CATEQUESE

A Animação Bíblica da Pastoral é tema da assembléia catequética do Regional NE 4, que iniciou ontem(26) e vai até domingo(29). O tema contempla a proposta de Aparecida que associação a animação bíblica pastoral com a fonte de evangelização e alimento, pão da palavra. A assembléia tem o objetivo de proporcionar uma animação pastoral que brota da Palavra e quer contar com representantes das oito dioceses.
Na abertura Dom Eduardo, bispo coordenador da catequese do regional, aplicou os passos da Leitura Orante da Bíblia e presenteou os participantes com o documento Verbum Domini sobre a palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Assessorando essa assembléia veio a leiga Cecília Rover, assessora da animação bíblico-catequética da CNBB, essa é a terceira vinda da Cecília no regional a última vez foi no treinamento para Lectionautas em agosto de 2010, no Centro Guadalupe em Teresina. Roguemos que os participante saiam da assembléia para suas dioceses bem animados pela Palavra de Deus.  

CATEQUESE COM FEIJÃO: avaliação

A equipe organizadora do evento Catequese com feijão reuniu-se nesse sábado, 21 de maio, para avaliar a feijoada.
Pe Chagas, Edmilson, Angiel, Marcelo, Erislete, Ângela e Vidal, avaliaram o evento a partir dos pontos luzes e pontos sombras, o objetivo foi identificar erros e acertos na organização e realização do evento. Sobre os pontos  temos:

LUZES:
  • A realização do Evento;
  • A mobilização dos catequistas;
  • Local do evento;
  • Participação dos catequistas;
  • Qualidade da feijoada;
  • Engajamento e entrosamento da equipe;
  • Presença dos padres Klebert e Pe Edvaldo.
SOMBRAS:
  • Demora na prestação de contas das paróquias;
  • Falta de compromisso das paróquias;
  • Falta das comidas extras;
  • Distribuição da feijoada nas paróquias
  • Resultado financeiro.
 O objetivo da 2º Catequese com Feijão foi adquirir recursos financeiros para a climatização da sala onde funciona a Escola Catequética São Pio X e  Escola Bíblica. O valor arrecadado com a feijoada não cobre todos os curstos, mas a equipe arquidiocesana irá pelo menos iniciar o processo.

Aproveitamos para desde já, convidar a todos para o nosso próximo evento:  FESTIVAL DE SORTEVE que acontecerá dia 28 de agosto. Contamos sempre com você, catequista!!!
é tema da Assembléi de Catequese do Reg. NE 4

Coordenadores e membros da comissão para a animação bíblico-catequética do Estado, Regional NE 4, estarão em assembléia regional nos dias 27,28 e 29 de maio, no Centro Diocesando de Pastoral da Diocese de Campo Maior.
Participantes da Arquidiocese: Pe Chagas, Edmilson, Vidal, Angie e Valdira.

CATEQUESE COM FEIJÃO

CONFIRA EM BREVE A AVALIAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS!!!
ELEITAS NOVAS COMISSÕES PARA SERVIÇOS PASTORAIS 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil conta com 12 comissões para atender aos serviços pastorais e acompanhar de perto o desenvolvimento desses setores dentro e fora da Igreja.

São elas:
1. Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada;
2. Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato
3. Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
4. Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética
5. Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé
6. Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
7. Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
8. Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz
9. Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação
10. Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família
11. Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
12. Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação

Estas duas últimas foram criadas durante a 49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada entre os dias 04 e 13 de maio em Aparecida-SP.

Para a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada foi eleito o Arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito, que até o ano passado fazia parte do episcopado do Regional Nordeste IV, como Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato.

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato foi eleito Dom Severino Clasen, que é bispo da diocese de Araçuaí, foi membro da Comissão que elaborou as Diretrizes para a Evangelização aprovadas pelos bispos durante esta assembleia.

Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial foi eleito o bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi.

Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética foi eleito o arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergman.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé será presidida por dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina-PI, presidente do Regional Nordeste IV.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia será presidia nos próximos quatro anos por dom Armando Bucciol, Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA).

Para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso foi eleito O bispo de Pesqueira (PE), dom Francisco Biasin.

A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz terá como presidente o bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Antonio Werlang.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação será presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família foi eleito o bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude terá como primeiro presidente dom Eduardo Pinheiro da Silva, que é bispo auxiliar de Campo Grande (MS), atualmente é o responsável pelo Setor Juventude da CNBB.

E para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação foi eleito dom Dimas Lara, arcebispo nomeado de Campo Grande (MS). Esta é uma nova Comissão, desmembrada da Educação e Cultura. Dom Dimas, cujo mandato para Secretário Geral da CNBB termina nesta Assembleia, sucederá ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que presidiu a Comissão por dois mandatos consecutivos.

Também nesta quinta-feira, dia 12, dom Geraldo Lyrio Rocha foi eleito, com 221 votos, o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Ele é arcebispo de Mariana e encerra amanhã o seu mandato de quatro anos a frente da CNBB.
QUEM AINDA NÃO ADQUIRIU SUA ENTRADA, PODEM COMPRAR NA PORTARIA DO CLUBE.